Missas do Parto



As missas do parto são uma das maiores tradições natalícias das ilhas da Madeira e Porto Santo, em Portugal. Consistem em nove missas celebradas na novena que antecede o dia de Natal — de 16 a 24 de dezembro —, em todas as paróquias do arquipélago, ao fim da madrugada.

São uma devoção mariana e comemoram a gravidez da Virgem Maria, na figura da Nossa Senhora do Ó que, na Madeira, é chamada nossa Senhora doou Virgem Parto. Após as missas do parto segue-se a missa do galo, na noite de 24 de dezembro.

Estas eucaristias são muito participadas, porque para além do lado religioso, têm um lado profano, lúdico e recreativo. Nelas, são entoados cânticos próprios da ocasião pelo coro e pelos fiéis.

Findo o ato litúrgico, as pessoas reúnem-se no adro da igreja em convívio, partilham comes e bebes — bebidas quentes (cacau quente, café), licores, poncha, broas de mel e de coco, rosquilhas e sandes de carne vinha-d'alhos — e formam-se grupos de cantares onde se tocam instrumentos musicais regionais, como o rajão, as castanholas, a braguinha ou machete, o pandeiro, o pife, o bombo e a gaita ou harmónica. Apesar de ser menos frequente hoje em dia, também se lançam foguetes e bombas.


Comentários