Em pleno Atlântico, os peixes e mariscos do arquipélago são saborosos e cozinhados com tradição, como os filetes de peixe-espada preto ou bifes de atum, acompanhados com o estaladiço milho frito, ou o polvo e mariscos deliciosos, a começar nas lapas, caramujos e muitos outros.
Nas carnes, o prato mais tradicional é a famosa espetada de vaca em pau de loureiro, que lhe dá um sabor inconfundível. Muito procurados são também o cuscuz de fabrico caseiro, a sopa de trigo, e a carne de vinha-d’alhos.
Lugar de clima excecional, na Madeira existe grande variedade de culturas, com lugar para a cana-de-açúcar e frutos tropicais, (da apreciada banana, ao ananás, a pera abacate, a anona, a manga e o maracujá), presentes em bebidas e delicadas sobremesas.
O famoso vinho Madeira, que tem mais de 30 castas, sendo as mais nobres o Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia, bebido como aperitivo ou digestivo, vai bem com o tradicional bolo de mel (de mel de cana). É também com a cana-de-açúcar que se faz a aguardente da célebre poncha, confecionada ainda com mel e limão, a provar quando subir ao Pico do Areeiro.
O bolo do caco não pode faltar. Só que este não é um bolo, mas um pão cozido sobre um bocado de telha, que acompanha normalmente a espetada com manteiga d’alho. Também com batata-doce se faz pão na Madeira: as apetitosas rosquilhas de batata-doce. As Queijadas e os rebuçados de funcho são igualmente muito apreciados.


Comentários
Enviar um comentário