As Levadas: Origem



Na ilha da Madeira, a origem das levadas deveu-se à necessidade de trazer grandes quantidades de água das vertentes orientadas a norte, onde abunda, para o lado sul da ilha, de mais fácil habitação e onde se situaram desde sempre a maioria das plantações, nomeadamente de cana-de-açúcar.

As levadas começaram a ser construídas no século XVI, e as mais recentes datam da década de 1940, fornecendo água para centrais hidroeléctricas e também para fins de irrigação.
Estes canais têm, na Madeira, uma extensão superior a 2000 km e são susceptíveis de ser percorridos a pé, sendo uma forma muito procurada de visitar locais da ilha, de grande beleza paisagística.

As “Levadas” podem ser encontradas por toda a ilha e muitas delas percorrem a nossa floresta Laurissilva, que em 1999, foi declarada Património mundial pela UNESCO. Anos mais tarde, foi destacada como uma das “Sete Maravilhas de Portugal” e é hoje em dia vista como um “Paraíso Europeu das caminhadas”.

As belas paisagens verdes, os túneis naturais que atravessam a rocha, as lagoas com águas cristalinas, a vegetação deslumbrante, o canto das aves endémicas que encontramos da nossa flora - o Pombo Trocaz, o Bis-Bis, o Tentilhão -, as quedas de água e a vistas sensacionais que oferece sobre os vales e montanhas, fazem das Levadas da Madeira uma experiência obrigatória para os amantes da Natureza.


Comentários